Parceria entre Safepag e 2Cloud garante segurança em transações financeiras para 1 milhão de usuários

Safepag atua com pagamento digital em comércios eletrônicos nacionais e internacionais.

O setor financeiro é um dos que mais produz dados complexos, como informações sobre transações, clientes, produtos e serviços. Esses dados são essenciais para a tomada de decisões estratégicas, mas também podem ser um desafio para gerenciar.

Com o objetivo de encontrar no mercado um parceiro de nuvem que fosse capaz de trabalhar com dados extremamente complexos, a Safepag, um gateway de pagamento digital em comércios eletrônicos nacionais e internacionais, encontrou na 2Cloud, empresa gaúcha com 12 anos de atuação, a segurança para migrar, gerir e sustentar seu ambiente em AWS (Amazon Web Services). Assim, os pagamentos e recebimentos realizados diretamente pelos clientes Safepag não sofreriam qualquer tipo de impacto.

De acordo com o Head of Architecture da Safepag, Marcelo Minghelli, a migração do antigo provedor de nuvem era uma demanda urgente da empresa. “Estávamos crescendo em ritmo acelerado e precisávamos migrar de plataforma. Então buscamos no mercado um prestador de serviços certificado AWS e optamos pela 2Cloud, devido à alta capacidade técnica para realizar a tarefa de forma rápida, segura e simples”, explica.

A meta da Safepag, que conta com um time na casa dos 80 colaboradores, era fazer a migração com a menor indisponibilidade possível. O Resultado: “Agora, estamos em um ambiente extremamente estável e com no mínimo 18 meses de capacidade de operação garantida à frente, sem necessidade de ampliar espaço e/ou manutenção crítica neste período”, revela Minghelli.  Para ele, as simulações prévias serviram de base para o sucesso da operação, tal como o apoio prestado pelo time de experts da 2Cloud em toda a jornada de migração.

Como resultado do projeto, o mês de julho de 2023 se apresentou como o melhor da história da Safepag em movimento de transações. Desde a migração, a fintech dobrou o volume de operações realizadas.

Fundada há 12 anos, a 2Cloud é uma empresa especializada na sustentação e observabilidade de sistemas vitais para o funcionamento de um negócio. Auxilia desde empresas a migrarem seus sistemas tradicionais para nuvem, como também na transformação/modernização de arquiteturas, usando microsserviço e todo o portfólio de nuvens públicas e privadas.

O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, aponta que a Safepag se mostra à frente de seu mercado em termos de inovação, ao optar pelo uso de AWS, que está dentro dos mais altos níveis dos frameworks internacionais de segurança. “Nossa parceria é um sucesso, pois usar um player de nuvem líder de mercado não basta. Como a AWS conta com mais 200 serviços, é necessário ter especialistas que saibam implementar e combinar todos eles e estejam atentos às evoluções contínuas dos produtos, com olhar a qualquer vulnerabilidade na segurança”. Goltz também explica que a equipe da 2Cloud é formada por arquitetos altamente qualificados, que garantem tranquilidade aos clientes.

Encontre o parceiro ideal

Ao buscar um parceiro de nuvem, uma empresa deve considerar os seguintes fatores:

Experiência em dados complexos: O parceiro deve ter experiência em trabalhar com dados de diferentes tipos e tamanhos, incluindo dados estruturados, não estruturados e semiestruturados.

Soluções de nuvem escaláveis: O parceiro deve oferecer soluções que possam escalar conforme a empresa cresce e seus requisitos de dados mudam.

Segurança: O parceiro deve fornecer soluções de segurança que protejam os dados da empresa contra acesso não autorizado e perda.

Com base nesses fatores, a empresa pode avaliar diferentes parceiros de nuvem e selecionar aquele que melhor atende às suas necessidades.

Aqui estão alguns exemplos de como um parceiro de nuvem pode ajudar uma empresa financeira a trabalhar com dados complexos:

Armazenamento e gerenciamento de dados: O parceiro pode fornecer soluções para armazenar e gerenciar dados de forma segura e eficiente.

Análise de dados: O parceiro pode fornecer soluções para analisar dados e identificar insights que podem ser usados para melhorar as operações e tomar melhores decisões.

Visualização de dados: O parceiro pode fornecer soluções para visualizar dados de forma clara e concisa.

Ao escolher um parceiro de nuvem, a empresa financeira pode garantir que seus dados complexos sejam gerenciados de forma eficiente e segura, e que possam ser usados para tomar melhores decisões.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *