Apontado como uma das principais tendências para esta década, o termo Environmental, Social and Governance (ESG), é uma sigla em inglês que traduzida significa “Ambiental, Social e Governança”. O termo vem ganhando grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente no mundo corporativo sobre sustentabilidade.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 5 de junho, a discussão sobre a sustentabilidade empresarial ganha destaque, destacando a relevância do ESG, que representa os critérios pelos quais as empresas são avaliadas em termos de práticas ambientais, sociais e de governança.
A importância do ESG para as empresas reside no reconhecimento crescente de que seu sucesso está intrinsecamente ligado à sua responsabilidade social e ambiental. Empresas com boas práticas ESG tendem a ter melhor desempenho financeiro, redução de riscos e maior resiliência a crises. No âmbito ambiental, as empresas são cobradas por práticas sustentáveis que minimizem impactos negativos, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e gestão adequada de resíduos. Socialmente, são exigidas políticas de inclusão, diversidade, segurança no trabalho e respeito aos direitos humanos. Em termos de governança, transparência, ética e equidade são fundamentais.
Adotar princípios ESG não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas também uma estratégia inteligente de negócios. Empresas que priorizam o ESG podem atrair investidores conscientes, clientes engajados e talentos qualificados. Além disso, estão mais preparadas para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança, alinhando-se aos valores da sociedade e contribuindo para um futuro sustentável para todos.