káGis Comunicação

5 livros essenciais sobre redes digitais

Que tal começar 2018 atualizando a sua lista de leituras? Com o crescimento das redes sociais na Internet, as informações circulam cada vez com maior velocidade. Estamos interagindo de outras formas. Nesse sentido, o profissional da área de comunicação precisa se reinventar continuamente. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco livros que abordam a temática. Confira:

1. A cauda longa (2006)

A obra é fundamental para todo profissional interessado em marketing digital. Escrita por Chris Anderson, editor-chefe da Revista Wired, já vendeu milhares de cópias no mundo inteiro. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. O livro aborda muitas coisas que não prestamos atenção com relação ao mercado e marketing de rede. Traz um novo conceito de análise de mercado. Este é, sem dúvidas, um livro que você deveria ler.

Disponível em pdf aqui.

 

 2. Redes Sociais na Internet (2009)

O livro de Raquel Recuero nos traz ideias claras e objetivas sobre as redes sociais na Internet. A autora nos repassa todo o contexto de surgimento das redes sociais, a evolução, os valores trocados, suas implicações e como as redes sociais se tornaram instrumento de cooperação para ampliarmos nossa produção de conhecimento. Vários exemplos são utilizados para expressar uma ideia, o que ajuda o leitor a identificar os fatos, o contexto e o ambiente envolvidos. Boa leitura para quem estuda, ou é curioso por como as redes sociais afetam os relacionamentos humanos.

 

 

3. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet (2012)

Escrito por Raquel Recuero, o livro aborda as ferramentas computacionais, que há muito deixaram de ser apenas isso: ferramentas. Elas evoluíram para serem “espaços conversacionais” importantes, já que os usos que fazemos delas reelaboram a conversa, e esta passa a ter outras feições. O livro mostra com lucidez que a conversação em rede não é somente aquela conversa tão antiga quanto a linguagem, mas, no contexto das ferramentas digitais, ela é uma “conversação emergente” que, em função dos usos das ferramentas computacionais, passa por vários processos de reelaborações.

Disponível em pdf aqui.

4. A força da mídia social (2010)

O livro de Pollyana Ferrari é referência quando se trata da área digital. Com uma linguagem simplificadora, a autora faz várias abordagens interessantes sobre as redes sociais na Internet e a importância de se produzir conteúdos voltados para este meio. O livro fala da interatividade que a web oferece e a importância de estarmos conectados e ligados a essa mídia.

 

 

5. Cultura da Convergência (2009)

Hoje, a cultura da convergência é uma realidade. O autor Henry Jenkins explica no livro este fenômeno de maneira didática a partir de exemplos próximos dos leitores. Este livro é indispensável para quem pretende trabalhar com comunicação pelos próximos anos. O livro se acaba se tornando um bom guia para os que desejam conhecer o assunto, além de tornar a leitura bastante prazerosa.

Adicione um comentário